Se você está pensando em criar um canal no YouTube, seja pessoal ou para o seu negócio e precisa de dicas iniciais para começar de forma profissional, este é o artigo certo para você.
Eu trabalho com o YouTube desde 2012, primeiro com os meus canais pessoais, com o canal da minha agência MetropoleWeb e depois com canais de clientes. Após milhares de vídeos produzidos para a plataforma, adquiri grande experiência que contribuiu diretamente para meus trabalhos de consultoria e elaboração de estratégias de marketing e posicionamento para o YouTube.
Aproveitando esse tema, quero sugerir também a leitura de um artigo anterior aqui do blog, onde falo se é possível empreender no youtube. Você pode ler este artigo e assistir ao vídeo que produzi sobre o mesmo tema.
Claro que o YouTube é uma plataforma simples de trabalhar, mas alcançar um bom resultado não é uma tarefa simples. Então, como você pode ter mais resultado com o seu canal?
Quais são as estratégias iniciais para começar um canal? E quais dicas eu daria para quem vai começar um canal no YouTube neste momento?
Essas são as perguntas que recebo com bastante frequência.
Vamos as dicas…
1. Defina o Nicho / Público-alvo do Canal
O maior erro dos canais iniciantes e que eu também cometi lá atrás, foi criar vídeos sem pensar no público que desejava atrair para o meu canal. Qualquer estratégia de marketing para atração de audiência precisa iniciar com o nicho.
Tenha bem definido qual será o público do seu canal e um assunto principal que tratará nos vídeos para atender a este público. Assim, você além de atrair os clientes certos, o que irá gerar mais visualizações e permanência no vídeo, criará um posicionamento de sua empresa no assunto abordado.
Um exemplo…
Digamos que eu tenha um canal sobre viagens, não me arriscarei a falar de política, treinamentos para cachorros, ou outros assuntos estranhos ao meu público. Por mais que pareçam atrativos, todos adoram vídeos de gatos, mas não combina com o meu nicho. A não ser que seja um gato viajante. Rsrs
Citei alguns exemplos que parecem absurdos, mas é para que você entenda que a abordagem do conteúdo deve se manter relevante e fiel ao conteúdo proposto no canal.
No vídeo que vínculo a este artigo, citei um exemplo para uma loja de informática ou para um profissional que vende produtos de informática.
Se é o seu caso, o seu objetivo no canal será trazer vídeos com dicas de eletrônicos, tecnologia, novidades no segmento. Sem esquecer em nenhum momento o seu público-alvo, que neste exemplo, podem ser “gamers”, um mercado muito forte no mundo todo e que pode ser muito bem explorado por lojas e vendedores de periféricos e hardwares.
Esse público normalmente é um público mais jovem, muito presente no YouTube e necessariamente tem uma linguagem própria. Você precisa se preparar para falar com este público-alvo e criar um ambiente nos vídeos, tanto de imagem, como de som que atraia à atenção deles e seja relevante para a comunidade gamer.
Por isso a importância de saber o público que pretende atingir, para alinhar a sua comunicação.
Essa estratégia é indispensável a qualquer segmento e canal de marketing que esteja usando ou pretenda usar para suas ações.
– Assista também ao vídeo:
2. Entregar Conteúdo de Valor
Os canais no YouTube possuem diversas funções para o usuário (público), quanto para os canais (produtores de conteúdo) e se adaptam a abordagem definida na missão de marketing de conteúdo do produtor.
Entenda melhor
Você mesmo como usuário da plataforma, deve estar inscrito e assisti a diferentes canais, seja para se entreter, divertir, aprender, se informar e por aí vai. Até mesmo para distrair seus filhos colocando-os a frente do monitor ou tv para assistir o canal da galinha pintadinha.
Mas de modo geral, todos assistimos a um canal para buscar uma informação, este canal está nos fornecendo um conteúdo de valor. Ele nos entrega o que queremos receber, que se não entregue buscamos imediatamente ao lado acessando a outro canal.
– Por isso, a dica aqui é a entrega de valor, um bom conteúdo e que seja se possível “épico”. –
E aqui não falo de superproduções, com cenários e câmeras, não é isso. Isso a televisão tradicional entrega. Mas as pessoas saíram de lá e buscam no YouTube algo diferente. Por exemplo, autenticidade e liberdade, conteúdo feito por pessoas normais e que conversem diretamente com elas.
Onde existe uma conexão e proximidade com o criador de conteúdo.
Como produtor de conteúdo, pense em como o seu conteúdo pode se tornar indispensável para os seus seguidores. Se o seu canal fosse excluído, o seu público sentiria falta dele?
3. Gravar Muitos Vídeos – Seja consistente!
Como você já deve ter percebido, as dicas se desdobram em outras. E essa terceira, possui 5 sentidos. Então vou resumir:
1. Produzir > 2. Gravar Muitos vídeos > 3. Ter paciência > 4. Pensar a longo prazo > 5. Engajar o público
A dica é produzir material, o máximo de vídeos possível sem esquecer em nenhum momento das duas primeiras dicas.
Você pode neste passo definir um cronograma de postagens, com uma data fixa na semana, assim o seu público saberá quando terá um novo vídeo em seu canal.
Quando me perguntam qual o volume ideal de postagens, a resposta poder ser um pouco assustadora. TODO DIA, um vídeo por dia.
Claro que para chegar a este ponto, vai demorar um tempo, muito treino e dedicação na produção de vídeos. Porém valerá muito a pena para se conectar ao público e potencializar o crescimento do canal.
Lógico que será um crescimento natural e você conseguirá se tiver paciência, engajar o público e construir conteúdo constante. Novamente sem esquecer de criar um conteúdo de valor.
– Um vídeo muito bom é melhor que 10 vídeos ruins –
A parte mais importante dessa dica é que ao produzir muito vídeos, você irá aprender muito com os seus erros, criará uma rotina e se desenvolverá melhor em todos os aspectos, seja de apresentação, edição e principalmente encontrará a sua personalidade e diferenciais.
Espero que tenha gostado das minhas dicas!
Aproveitando o assunto sobre YouTube, o meu convite é que se inscreva em nosso canal para aprender mais sobre youtube e marketing digital. Certamente encontrará informações valiosas para aplicar em seu negócio.
Inscreva-se: www.youtube.com/metropoleweb
Aproveite para comentar em nosso canal se já possui um canal ou pretende iniciar. Combinado?
Um abraço e sucesso com o seu canal.
Agora que tal criar o seu site com a MetropoleWeb e começar a vender na internet?
Fale com a MetropoleWeb.
Por apenas R$ 77,00 por mês
Tenha um site responsivo + Hospedagem + E-mails + Suporte + desconto em outros serviços
Um site fantástico, com uma estrutura moderna, layout bonito e agradável, com o suporte de nossa agência.
Ligue: (11) 3280-9690
Nosso Site: www.metropoleweb.com
Nosso Canal: youtube.com/metropoleweb
E-mail: contato@metropoleweb.com