Você já aplica funil de vendas no seu negócio? Como você pode utilizá-lo? Como usar essa estratégia para melhorar o processo de vendas da sua empresa ou do seu negócio?
O funil de vendas nada mais é do que o modelo estratégico da jornada de compra do seu cliente. É o caminho que o seu cliente percorre até fazer a compra. Para entender melhor esse processo vou dividir esse funil em etapas.
Visitantes
A primeira etapa deste funil são os visitantes. Você gera tráfegos de visitantes para o seu site, loja virtual ou até mesmo para loja física. Vamos utilizar um site como exemplo. Esses visitantes que entram no funil são pessoas que ainda estão conhecendo sua marca, elas já podem ou não ter a consciência de que precisam do seu produto. Também podem estar acessando para conhecerem melhor seu produto e verem se é válida a compra.
Leads
A segunda etapa é você converter esse visitante em um lead. O que é um lead? Lead é uma pessoa que ainda não é cliente, porém é obtido o contato dela, normalmente apenas o e-mail. Se você conseguir mais dados é muito melhor. Para conseguir esse lead existem estratégias, como fornecer um bônus, um brinde ou um download, uma isca digital para essa pessoa fornecer um dado dela. Existem muitas formas dessa tática ser utilizada.
Oportunidades
Na terceira etapa você temos a oportunidade. Aqui a venda será efetuada, e possivelmente surgirá um cliente, nos levando assim para a última etapa do nosso funil.
Clientes
Por fim, a quarta etapa é onde temos os clientes, onde você vai fidelizar, vender com constância e atendê-lo, assim fidelizando-o.
Basicamente é um funil simples de entender e aplicar. O funil funciona ainda hoje, funcionou no passado e vai continuar funcionando no futuro. Não é algo que vai acabar, porque é natural, orgânico, inconsciente e espontâneo. O seu cliente percorre esse caminho, mesmo sem consciência, e muita das vezes você como empresa também não tem essa consciência. Como empreendedor é preciso se atentar ao funil e utilizá-lo nas estratégias de marketing e vendas do seu negócio.
É fundamental aplicar esse método para melhorar os processos do funil como um todo: os processos de venda, de marketing, tráfego, site e apresentação do produto. Todos os processos precisam ser melhorados, e se você não se atentar para isso, não vai saber onde ajustar para melhorar. Então, é preciso analisar todas as métricas, seja de visitas, número de leads ou vendas. A partir desse ponto é possível cobrar um resultado da sua equipe e saber qual é o cpa (custo por aquisição) do lead ou do cliente.
Por que as vezes você tem muitas visitas e não vende? Justamente por não se atentar a melhorar todo o processo através das métricas e do funil de vendas.
Então respondendo à pergunta do tema desse artigo: Sim, vale muito a pena.
Leia também:
- Só Google Adwords vale a pena?
- Tenho um site e agora como divulgar?
- Site na primeira página do Google
Espero que vocês tenham gostado e desejo a vocês bons negócios e boas vendas!
Fale com a MetropoleWeb.
Por apenas R$ 77,00 por mês
Tenha um site responsivo + Hospedagem + E-mails + Suporte + desconto em outros serviços
Um site fantástico, com uma estrutura moderna, layout bonito e agradável, com o suporte de nossa agência.
Ligue: (11) 3280-9690
Nosso Site: www.metropoleweb.com
Nosso Canal: youtube.com/metropoleweb
E-mail: contato@metropoleweb.com