Hoje vou falar sobre métrica de visitas do seu site. Se você tem um site, um blog ou uma landing page, talvez já esteja familiarizado com os termos que vou abordar nesse artigo. Mas, se você ainda não tem um site e pretende começar no marketing digital, iniciando seu trabalho online (seja para sua empresa, seu negócio ou um trabalho pessoal) com certeza irá se deparar com esses termos. O assunto de hoje é bem interessante, e norteia todo o trabalho do marketing digital.
Tráfego
O que é o tráfego? Tráfego se resume ao número de visitas que um site, blog ou uma loja virtual tem. É similar ao número de pessoas que passam em frente a uma loja física – por exemplo um comércio, um bar ou um restaurante. A loja tem um tráfego, um número de pessoas que passam em frente a ela. Normalmente existem mais ou menos tráfego (mais ou menos pessoas) de acordo com a localização dessa loja.
Em um site acontece o mesmo, mesmo que não o divulgue, ele vai receber um número de visitas. Claro, se impulsioná-lo e melhorar o marketing e publicidade dele, terá mais visitas, e por consequência melhores resultados.
Vamos falar hoje sobre as principais métricas relacionadas às visitas dos sites e ao tráfego.
Então você me pergunta: “Mas Bruno, qual a importância de analisar o tráfego e as métricas relacionadas aos visitantes?”. São importantes para que você compreenda mais profundamente o comportamento desses visitantes, e quais resultados você está tendo com a sua publicidade e com o marketing do seu site. Ao analisar isso você consegue melhorar e mensurar os resultados, sejam eles positivos ou negativos. Esse é o principal objetivo.
Termos importantes
1 – Visitantes Únicos
O primeiro termo importantíssimo que veremos é o número de visitantes únicos. O que seriam os visitantes únicos? É apenas uma visita que uma pessoa faz, baseada na visita individual. Normalmente é contabilizado nos servidores dentro do período de um mês. Os visitantes únicos são o número cravado de visitas que o seu site recebe.
2 – Número de Sessões
Mais importante do que as visitas em si são os números de sessões. Esses números se referem ao que o visitante faz dentro do seu site; são as interações que ele tem com sua página – seja um clique, mudança de página, ver outro artigo, mudar de um produto para outro, ir para a página de contato etc. Toda mudança de página e todo clique que ele realiza é uma interação, e isso se contabiliza por sessões. Então as vezes você tem, por exemplo, mil visitas, porém 5 mil, 6 mil ou 10 mil sessões, o que significa que esses mil visitantes mudaram de página e interagiram. Isso se contabiliza por sessões abertas.
Antes de chegarmos à parte mais avançada do tráfego de visitantes, vamos pontuar algo essencial com relação ao tráfego. Você tem os visitantes únicos e as sessões, mas como trazer esses visitantes para o seu site?
3 – Tráfego Pago e Tráfego Orgânico
O tráfego pago se faz através de publicidades e campanhas. Você paga e investe em anúncios para receber esses visitantes.
Existe também o tráfego orgânico, que é basicamente você trazer os visitantes através de forma orgânica nas pesquisas. Uma pessoa pesquisou seu serviço, produto ou artigo e chegou ao seu site. Você não pagou e “não investiu” (você investiu sim, mas tempo, e não dinheiro). Não foi um anúncio ou uma publicidade que levou esse visitante ao seu site, mas foi através de uma simples pesquisa que ele chegou.
4 – Taxa de Rejeição
A taxa de rejeição é quando um visitante entra no site e vai embora. Ele não interagiu, não clicou em nenhuma página, não leu nenhum artigo, não foi para página de contato e não leu mais nada. Ele simplesmente visitou o site e foi embora.
5 – Taxa de Conversão
Temos também a taxa de conversão, que é o número de conversões que o seu site faz. Suponhamos que você tenha um visitante, e seu objetivo com esse visitante é torná-lo seu cliente. Existem diferentes formas de converter esse visitante em um cliente: converter em lead, capturar e-mails, realizar vendas, receber um formulário de contato, um orçamento etc.
Essas são algumas das principais formas de conversão, que é quando o visitante interage, e você consegue contabilizá-lo transformando-o em um lead ou em um cliente.
6 – Links Externos
Por último temos os links externos, que nada mais são do que pessoas que chegam ao seu site através de um outro site. Eles não vieram por busca orgânica, por busca paga ou por campanhas, mas pelo link do seu site ou produto que está dentro de um outro site, e através desse link você recebe essas visitas.
TODOS ESSES SEIS PONTOS SÃO ESSENCIAIS para você entender melhor o tráfego. Claro, só demos uma pincelada no assunto, vimos apenas uma superfície de tudo que pode ser aprofundado nesse tema.
Esses são termos essenciais para você entender melhor as métricas de visitantes do seu site, para que você consiga melhorar seus resultados.
Leia também:
Espero que vocês tenham gostado e desejo a vocês bons negócios e boas vendas!
Fale com a MetropoleWeb.
Por apenas R$ 77,00 por mês
Tenha um site responsivo + Hospedagem + E-mails + Suporte + desconto em outros serviços
Um site fantástico, com uma estrutura moderna, layout bonito e agradável, com o suporte de nossa agência.
Ligue: (11) 3280-9690
Nosso Site: www.metropoleweb.com
Nosso Canal: youtube.com/metropoleweb
E-mail: contato@metropoleweb.com